a minha história..

A operação..

Tudo começou em Maio de 2011, quando fui a uma consulta com a minha médica de família!! Eu sempre fui gordinha, e nunca tive cuidado com a minha alimentação, embora sempre fui e era alertada pelos meus pais e família para a pessoa que me estava a tornar!!!    

Uma má imagem..

        
Nessa consulta de Maio de 2011 a minha médica de família teve uma conversa comigo perguntado se eu estava ou não disposta a ser acompanhada por uma Endócrinologista pelo Hospital de Santo António! Eu lá aceite, mas pra mim pensava o que eu ia lá fazer, eu ia acabar por desistir!!!

     
O dia da consulta lá chegou, foi no dia 27 de Setembro de 2011, onde tive a minha primeira consulta no Santo António, com a Doutora Cláudia Freitas, uma médica espectacular! 
      
Expus a minha falta de vontade de fazer dieta, e que mais tarde ou mais cedo eu iria desistir.. pus-lhe então a possibilidade da colocação da Banda Gástrica.. Ao que a médica não se opôs e logo me inscreveu pra uma série de exames, dos quais mencionarei mais á frente.. A partir desta consulta todo o meu processo foi criando forma..
      
Um mês de pois, mais precisamente a 25 de Outubro de 2011 tive a consulta seguinte com a Doutora Carla Ferreira Silva, também uma médica fantástica médica nutricionista, onde me pesou, mediu a minha altura e traçou-me um plano alimentar, ou seja, daqui pra frente eu não poderia mais engordar!! Comecei então com um peso inicial de 114.00 kilos..

Com este processo todo a ganhar forma, chega a minha casa mais uma carta pra me apresentar novamente no Hospital, desta vez pra uma Reunião de Obesidade, reunião esta que faz parte do processo e que é também obrigatória.
       
Esta reunião foi feita a dia 02 de Novembro de 2011 no Salão Nobre do Hospital de Santo António. Durante 4 horas eu e muitos outros amiguinhos gordinhos de varias idades tivemos na presença de uma equipa médica que nos deram uma aula sobre a Banda Gástrica, o Bypass Gástrico e o Balão! Quais os Pós e os Contra de ambas as cirurgias.. Que tipo de vida teríamos após a nossa escolha, a nossa dieta, etc etc!

Cada dia que passava era mais um dia em contagem decrescente para o grande dia que tardava em chegar..

No dia 14 de Dezembro de 2011, sou chamada pra o primeiro exame, a Endoscopia.. Lá fui eu assustada, mas embora este exame seja doloroso, claro está no meu ponto de vista, tudo correu pelo melhor!
     
No dia 30 de Dezembro de 2011 fui novamente chamada pras primeiras Colheitas de Produtos para Exames Analíticos, sempre em Jejum, claro.. minutos depois estava a fazer um Raio X Central Pulmonar, Tórax e ainda uma Ecografia Simples de 12 Derivações, mais um Raio X Central e por ultimo um Electrocardiograma.. Ufa, finalmente já tinha feito tudo o que a Doutora Cláudia me tinha mandado fazer, agora era esperar pelos resultados!! 

Dia 09 de Janeiro de 2012, tive a minha segunda consulta de Endócrinologista com a Doutora Cláudia Freitas pra podermos falar dos resultados de todos os exames mencionados em cima.. Pra meu espanto, estava tudo bem, inclusive os resultados da Endoscopia.

E assim o meu processo avançava positivamente! 

No dia 13 de Fevereiro de 2012, tive uma consulta de Av. Mult. Trat. Cirur. Obesidade, ou seja, nesta consulta conheci um dos médicos que faz este tipo de operações, ou seja, o Cirurgião e ainda o Anestesista! Aqui, nesta consulta tivemos uma conversa onde eu e os médicos decidíamos o que seria melhor pra mim, a Banda Gástrica ou o Bypass! A opção tomada, foi a Banda Gastrica, nem poderia ser outra escolha!
   
Depois de todo este processo, só me restaria aguardar pela minha vez..
      
O tempo foi passando, e em 26 de Junho de 2012, vim á minha ultima consulta antes de ser operada. Consulta esta com o Doutor Jorge Manuel Santos, onde me inscreveu pra lista de espera, pra colocação da minha Banda Gástrica!! 
        
Acrescento ainda que foi este mesmo médico que me operou..

E pronto, ali estava eu á espera até ao dia 12 de Dezembro de 2012 quando recebo uma chamada do Hospital de Santo António pra me apresentar no dia seguinte, 13 de Dezembro de 2012 pra internamento, onde ia ser operada.. E assim foi, lá estava eu pronta pra o grande dia..
   
Caros seguidores, este foi um dos dias mais importantes e decisivos, não mais poderia voltar a trás..
   
Durante um mês andei a líquidos, de duas em duas horas.. Ao fim de um mês durante mais duas semanas passei a papas e ao fim de dois meses de ter sido operada já como normalmente..
      
Cheguei á sala de operações com 106.900 kilos..  
      
Não custa nada, estou a levar isto na desportiva! Verdade se diga que tive um ano e meio pra me preparar e mentalizar deste passo importante que eu tinha decidido dar..


Rita


a minha história..

Rita Sousa Rocha, sou Mestrada em Arquitectura, e sou do Porto.
          
A escrita, nunca foi o meu bem mais precioso, mas quando tomei a opção de colocar a BANDA GÁSTRICA, apercebi-me de que quanto mais pesquisava mais duvidas tinha. Não conhecia ninguém pelo qual tivesse optado pela Banda, na qual me pudesse apoiar para as duvidas que tinha.. E hoje estou aqui, perante este blog, onde me exponho e me disponibilizo a tirar todas as duvidas possíveis. A explicar todo o processo que engloba este tipo de cirurgia, no Antes e no Depois.

Para começar, escrevo um pequeno resumo, do meu Antes,

Sempre fui gordinha, nunca tive cuidado com a minha alimentação. Este facto já vem desde sempre.
Nunca disse que não a um bom prato e a uma excelente sobremesa, e muitas vezes a fazerem-se acompanhar de uma bebida gasificada ou com muito açúcar..

Comia sempre fora de horas e muitas vezes ou quase sempre saía de casa sem ingerir a primeira refeição, o Pequeno Almoço.. Para além deste, nunca me alimentava na refeição seguinte, ou seja, aPausa antes do Almoço, e como seria de prever quando chegava a segunda refeição principal do dia, o Almoço, sentia-me completamente esfomeada, e ingeria tudo o que podia. As refeições seguintes eram um turbilhão de asneiras, muitas vezes, mas muitas vezes mesmo o Lanche era igual ao almoço, quase uma refeição, vingava-me em comidas plásticas, não era capaz de comer um simples pão acompanhado de um chá ou café com leite.. Não! Comia muitas vezes hamburguers.. Claro, com refeições destas já era de prever que o segundo lanche, eu iria saltar, simplesmente limitava-me a não comer, e como já seria previsto, estava a cair no mesmo erro, quando se aproximava o Jantar, comia e comia mais, e simplesmente exagerava.. E perguntam vocês o que eu fazia a seguir???, sentava-me no sofá de estômago bem cheio.
      
Muitas vezes a meio da manhã ou a meio da tarde, como referi anteriormente, ou seja a Pausa antes do Almoço ou o segundo Lanche, comia um chocolate, ou bebia um sumo ou um leite achocolatado. Errado! Eu sei, mas acho que não me importava muito, ou pelo menos era assim que eu pensava.. Na realidade eu importava-me principalmente quando me deparava numa loja de roupa, e nada me servia, nem mesmo um Tamanho XL.. Mas também nada fazia para me modificar, continuava a alimentar-me erradamente, e sorria, porque o sorriso sempre foi o meu maior aliado, diria mais, o meu Escudo. 
        
Muitas vezes dava comigo a mentir, é feio, eu sei, mas mentia! Mentia, para não ter que ouvir um sermão da família, dos amigos, e até mesmo do Médico de Família  Optava por dizer que tinha feito uma refeição saudável, nunca na realidade, não o tinha feito..
E assim cheguei aos 116,900 Kilos, comendo e comendo sem parar, sem nunca dizer BASTA!!! 

Até que um dia caí em mim e lá consegui dizer Chega, Basta, Não sofras mais. E optei por pedir ajudar, inicialmente ao Médico de Família, que logo se prontificou a reencaminhar-me para o Hospital da minha área de residência, o Hospital de Santo António, onde até hoje sou seguida por excelentes Médicos, desde Nutricionista, Endocrinologista, e Cirurgião. 
Não mais volto para trás e uma certeza eu tenho, não me arrependo da decisão que tomei.. 

Caros seguidores, esta é a minha breve história, não deixem de me seguir, com mais novidades em breve.
Beijinhos e Abraços a todos.
Rita (",)

4 comentários:

  1. maria silva18 de Abril de 2014 às 02:15
    Coragem! Vou seguindo este teu cantinho, pois Ja te seguia no facebook.
    Mary
    Www.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Silva, desde já obrigada pelo apoio.. Também já sou tua seguidora, e com certeza que nos vamos cruzar mais vezes, mais que não seja para trocarmos ideias..
    Beijinhos
    Rita (",)

    ResponderEliminar
  3. The New Black Is20 de Abril de 2014 às 20:46
    Espero que consigas atingir o teu objetivo! Mesmo. Ter peso a mais não é apenas uma questão de beleza, é também de saúde. Vai correr tudo bem. Uma amiga do meu namorado, que tem menos de 30 anos, também pôs uma banda gástrica e está a correr lindamente,
    http://newblackis.blogspot.pt/

    https://www.facebook.com/TheNewBlackIs

    ResponderEliminar
  4. Rita Rocha21 de Abril de 2014 às 10:16
    Olá The New Black Is, desde já agradeço o comentário no meu blog e as tuas palavras que me encorajam a ir mais longe.
    Para já está tudo a correr muito bem.. e tenho a certeza que vou chegar ao meu objectivo..

    Já vi o teu blog e gostei muito, associa-se muito bem ao meu, aliás já sou tua seguidora..
    Beijinhos e muito obrigada.

    ResponderEliminar